[et_pb_section admin_label=”section”]
[et_pb_row admin_label=”row”]
[et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text”]

Em primeiro lugar gostaria de deixar claro a todos que tenho seguido há um bom tempo o Propagandista Sincero e tirando muitas lições dos comentários espontâneos que ocorrem no dia a dia da página, já que principalmente pelo fato dela garantir a confidencialidade de quem se manifesta, todos sentem-se à vontade para expressar o que pensa. O que é muito bom para vermos o quanto existe de anseios válidos que valem a pena levarmos em consideração para gerar maior nível de satisfação do time, mas também fica bem claro que muitos não sabem valorizar a profissão que tem e ser grato por fazer parte de um dos segmentos mais diferenciados e resilientes em termos de mercado que é o farmacêutico, além do fato do mesmo pagar salários, em sua grande maioria, que fazem com que essa família ocupe a faixa dos 3 a 5% do topo da pirâmide salarial média do Brasil, conforme fonte abaixo, quando se considera o ganho total anual e se faz a média mensal, fora os demais benefícios como Carro, Plano de Saúde, Plano Odontológico, Vale Refeição, Vale Alimentação, etc…

Face a tudo isso, gostaria de propor a todos uma reflexão sobre sua carreira, mesmo que essa carreira se resuma a você ser um Propagandista, Vendedor, Consultor, etc, e não ansiar por outra posição hierárquica, pois até para isso você vai ter que ter alguns atributos semelhantes aos que conseguem subir na carreira, pois erra muito quem pensa que apenas um curriculum recheado de cursos nas Melhores Faculdades, Pós Graduação em grandes instituições, Fluência em outras línguas, etc, são suficientes para sustentar seu crescimento profissional, e digo mais, sua PERMANÊNCIA nas empresas, pois hoje as COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS são muito mais valorizadas do que as técnicas, pois essas são muito mais fáceis de serem treinadas, e são essas Competências Técnicas que somadas às COMPORTAMENTAIS que determinarão sua PERFORMANCE, e essa sim, será o determinante para perenizar sua presença na empresa ou no mercado, já que existe sim variáveis que independente de sua performance individual, podem te levar a perder o emprego em uma determinada empresa, vide exemplo de várias multinacionais que devido à perda de patentes e competitividade com mais players no mundo se veem obrigadas a diminuir drasticamente suas equipes, mas se você for esse profissional dotado dessas COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS, seu nome estará marcado no mercado e na primeira oportunidade de recolocação, você voltará ao mesmo patamar de performance que teve na empresa anterior, e continuará trilhando sua carreira profissional no mercado farmacêutico.

As Competências Comportamentais mais importantes neste mundo em constante movimento são:

– Comprometimento;

– Foco em Resultados;

– Ética;

– Flexibilidade/Adaptabilidade;

– Negociação/Solução de Problemas;

– Organização/Planejamento;

– Comunicação Verbal;

– Responsabilidade;

– Trabalho em Equipe;

– E hoje uma das mais importantes: EMPREENDEDOR (Visão de Dono do Negócio).

Eu poderia ficar aqui discorrendo muito sobre cada uma dessas competências, mas basta uma pequena pesquisa no google sobre cada um desses tópicos na profissão que atua, que você vai encontrar as definições sobre como são as atitudes e comportamentos dos profissionais com esse tipo de competência evidenciada e você mesmo poderá fazer uma autorreflexão sobre como está seu momento hoje e o que pode fazer para ser um melhor profissional, pois uma das melhores coisas que podem acontecer conosco enquanto colaboradores de grandes corporações, é sabermos com exatidão o valor que temos não somente para a empresa, mas também para o MERCADO, pois como gestor de equipes a mais de 22 anos, posso afirmar para todos vocês que nenhuma empresa quer perder seus melhores profissionais, porém como já frisei acima, é possível que possa acontecer de em algum momento você se tornar vítima de alguma reestruturação radical ou até mesmo se deparar com um gestor muito ruim, que enquanto conseguir sobreviver na organização(porque saiba que se realmente ele for ruim de verdade ele não dura na função), e você se tornar uma “vítima” dessa situação, se você realmente for um profissional alinhado com as COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS listadas acima, o mercado te absorve.

Tem uma frase que sempre acreditei e pude verbalizar ela em muitas situações perante as várias equipes que liderei, além de vivenciar na carne quando saí da primeira Farmacêutica que trabalhei em uma reestruturação no final de 2001 que é a seguinte: “Quer ter certeza que você é um profissional muito bom para sua empresa, seja um profissional muito bom para o MERCADO, pois caso qualquer situação aconteça que faça você sair da empresa que atua, imediatamente após o mercado te absorve”. Dois meses depois fui admitido por outra grande Farmacêutica, fui promovido 1 ano depois e após isso fui convidado por outras grandes Farmacêuticas sempre em posições hierárquicas superiores a empresa anterior. Só não confunda ser muito bom para o mercado ser popular entre os colegas do ramo, participar de tudo quanto é evento festivo do segmento, viver nas “rodinhas” e cafezinhos malhando os gestores, prêmio que não alcança, carga de trabalho, burocracia em excesso, etc, etc, etc. Posso até te afirmar o seguinte, os membros dessa rodinha costumam ser “famosos” e fácil de serem identificados, e hoje os gestores são muito cobrados para minimizarem o risco de contratar errado, portanto, se cercar do máximo de informações sobre a atuação dos profissionais dentro e fora dos consultórios é questão básica para minimizar o erro nas contratações, sendo assim, se você se identifica com algum dos pontos citados logo acima, mude rapidamente sua postura, pois isso pode prejudicar muito sua empregabilidade.

Espero ter colaborado para despertar esse momento de reflexão sobre sua carreira profissional e me coloco a disposição para discorrer sobre outros tópicos que julguem importantes em nossa linda profissão com tudo que pude viver e aprender nesses 25 anos de atuação na Indústria Farmacêutica.

LinkedIn : https://www.linkedin.com/in/antonio-ziemba-9235b023/

[/et_pb_text][/et_pb_column]
[/et_pb_row]
[/et_pb_section]

11 CommentsClose Comments

11 Comments

  • Fabiano Gomes Moreno
    Posted 03/04/2020 at 16:05 0Likes

    Excelente artigo escrito por um grande profissional, temos sempre que avaliar essas competências e principalmente nos reinventar a cada período !!!

    • Geisson S. Santos
      Posted 03/04/2020 at 20:36 0Likes

      Parabéns pelas palavras Ziemba! Concordo com tudo o que falou no artigo!
      Admiro muito sua liderança e gestão além do excelente trato com as pessoas!

    • William M. de Castro
      Posted 06/04/2020 at 16:55 0Likes

      Sem sombras de dúvidas, isso não só nos faz refletir, como é capaz de promover uma mudança radical em nossas atitudes. O que pode ser traduzido como uma habilidade comportamental, capaz de se adaptar as inúmeras exigências do mercado.
      Apesar de muitas vezes estarmos condicionados ao modelo de gestão empregado diretamente a nós, vemos uma infinidade de possibilidades / oportunidades, pois como explorado de forma muito asseetiva pelo autor do artigo, podemos agregar valor em nós mesmos, com reflexos internos (pessoal) e externos (profissional). Uma vez que nossa postura é coerente e estamos dispostos a uma flexibilidade / adaptabilidade, pela qual pode nos estar sendo exigida e, diante disso, temos a oporrunidade de nos diferenciamos e certamente, dispertar um real interesse por parte das empregadoras e seus líderes.

  • Catarina
    Posted 03/04/2020 at 20:51 0Likes

    Obrigada pela contribuição, de fato, muitas vezes vemos os currículos repletos de atualização e conhecimento( e não tiro o crédito disto), porém em campo não se tem competências necessárias para o convívio e soluções de problemas. Vemos atualmente que as pessoas estão só focadas em receber seus direitos e esquecem de por em pratica os seus deveres.

  • Aureo
    Posted 04/04/2020 at 06:28 0Likes

    Ótima contribuição Ziemba, realmente os pontos citados são os que fazem a diferença para os profissionais são ou querem ser de alta performance na indústria ou qualquer segmento!

  • kelly
    Posted 04/04/2020 at 09:34 0Likes

    Parabéns pelas palavras Ziemba e obrigada por sempre compartilhar sua sabedoria com todos. Admiro seu posicionamento e caráter.

  • Alexandre Carlos de Souza
    Posted 04/04/2020 at 09:37 0Likes

    Realmente um privilégio poder trabalhar com o Ziemba. Um homem sábio. Acredito muito nessa maneira de pensar, não apenas no trabalho, na empresa, mas para na vida em todos os aspectos.

  • Joyce
    Posted 04/04/2020 at 11:09 0Likes

    Ziemba, sua paixão pela profissão, reflete um líder preocupado com a performance e visibilidade da nossa profissão. É preciso valorizar as reflexões que uma pessoa experiente como você tem para compartilhar. “O caminho do sucesso deixa rastros”, como diz Caio Carneiro.
    Obrigada por compartilhar o seu!
    Sua postura é de um profissional que se auto-desafia todos os dias, e não espera menos das pessoas que o cercam. Consequentemente, sua contribuição atingindo mais propagandistas, elevará o patamar profissional de nossa categoria, “puxando a média para cima”! Super obrigada! 🤗

  • Mário Aparecido Gomes
    Posted 07/04/2020 at 15:42 0Likes

    Parabéns pelo comentário Ziemba ! Não o conheço pessoalmente, mas dá pra perceber claramente que sua gestão é baseada em meritocracia. Texto valioso para reflexão, pois, nós seres humanos que somos, tendemos a valorizar menos que o merecido, o nosso emprego e a oportunidade que tivemos há algum tempo. Oportunidade essa que muitas pessoas gostariam de ter tido um dia e infelizmente não tiveram. Um abraço.

  • Raymar Correa
    Posted 08/04/2020 at 08:02 0Likes

    Excelente artigo e não foge em nada o que sempre nos fala no dia a dia! Sucesso Ziemba continue trilhando os desafios de forma diferenciada!

  • Daiane
    Posted 22/04/2020 at 08:29 0Likes

    Excelente artigo Ziemba!
    Você é um exemplo de liderança!
    Muito obrigado pela contribuição!

Leave a comment